História

História

História

O Póvoa Andebol Clube/Bodegão/CCR é o emblemático clube de andebol da Póvoa de Varzim. Fundado a 10 de janeiro de 2003, o clube nasce de um grupo de amigos de andebol e alguns ex-praticantes que queriam renascer a modalidade na cidade poveira. 

 

Póvoa Andebol foi fundado em 2003 por um grupo de ex-dirigentes e atletas do Clube Desportivo da Póvoa. Primeiro foi-lhes pedido que o clube voltasse a ter andebol, o que foi recusado. Decidiu-se então fundar um clube, tendo começado por uma equipa de seniores "veteranos". Em 2006, pela mão de Armando Silva, um dos grandes impulsionadores do clube, chegou ao clube José Oliveira Pereira, atual presidente do clube. Nessa altura, juntaram-se também Castro Lopes, coordenador técnico, e José Henrique Teixeira, vice-presidente e dirigente mais próximo da equipa principal.

Em 2006 havia dois escalões, infantis e iniciados, mas com dificuldades, uma vez que o número de atletas era escasso. Apostou-se claramente nas escolas, do primeiro e segundo ciclo, fazendo a divulgação do projeto e falar com os pais. Atualmente o clube figura em todos os escalões com certa de 180 atletas.

A equipa sénior, que surgiu em 2015/16, esta época sem ninguém estar a antecipar garantiu a presença na fase final de subida a 1º Divisão Nacional. Na época 2015/16, com uma equipa formada por jogadores experientes e os juniores, tentou-se perceber onde a equipa se encaixava no panorama da 3º Divisão Nacional, o que acabou por correr bem em relação ao que se antecipava. Com um pouco de investimento em alguns jogadores de qualidade, na época seguinte, 16/17, atingiram a subida para a 2º Divisão Nacional com exibições de alto nível, ficando apenas a 2 pontos de discutirem a fase de apuramento de campeão nacional desse ano. Com muita surpresa por ser época de estreia, no ano passado o Póvoa Andebol acabou por surpreender tudo e todos conseguindo chegar 1/8 de final da Taça de Portugal, sendo eliminados em casa (Póvoa Andebol 29-34 CF Os Belenenses), e ficando em 4º lugar da fase final de subida à 1º Divisão.

Em 2020, após meses de esforço por parte dos jogadores, atletas e equipa técnica, tal como da direção do clube, e apesar das caracterísitcas incomuns que marcaram o ano, a equipa sénior completou a primeira época na primeira divisão nacional num honroso 7º lugar, que muito nos orgulhou. Além disso, em 2021 assistimos à subida da equipa B ao segundo escalão do andebol nacional, entrando assim o nosso clube para a temporada 2021/2022 com duas equipas presentes no topo da modalidade em Portugal.